DSC_0864.JPG

O seu cão ladra com frequência sem razão aparente?

O seu cachorro tem muita dificuldade em relacionar-se com os outros amiguinhos no parque?

O seu cão foge quando ouve um barulho mais intenso?

O seu cão faz xixi no sofá onde se costuma sentar, quando não está em casa?

Estas e outras questões poderão ter na sua origem uma separação precoce entre o cachorro e a sua mãe.


Os cachorros retirados precocemente da mãe, fazem com que certos ensinamentos não lhes sejam transmitidos,  deixando-os sem alguns conhecimentos fundamentais do seu mundo animal, podendo mais tarde vir a apresentar comportamentos indesejados.

Retirar o cachorro da mãe antes do tempo, é gerar, no futuro, dificuldades de comunicação com outros animais da sua espécie e falta de compreensão sobre o que é a hierarquia em matilha, que lhe criará dificuldades mais tarde quando estiver na sua família humana.

A separação de um cachorro da mãe leva à análise de duas fases importantes: a amamentação e o inprinting.

Amamentação

Pastor_Alemao_Mae_e_filho.jpeg

A amamentação com leite materno é fundamental para o desenvolvimento do cachorro, uma vez que o leite contém colostro, substância fundamental, para a sua imunidade em infeções futuras.

A alimentação torna-se importante na fase do desmame do leite materno para a ração seca. O timing dessa transição depende de muitos fatores e poderá variar de criador para criador, sendo que, quando o cachorro é entregue ao seu futuro dono, já deverá estar familiarizado com este tipo de alimento.

Imprinting*

O imprinting é a fase que ocorre nos primeiros meses de vida do cachorro, em que ele aprende  as características específicas da sua espécie, e em como agir e comunicar. No fundo, é quando o cachorro aprende a ser cão. É a mãe que gera no cachorro o primeiro imprinting, que normalmente se situa entre as duas e as 7 semanas


Ao imprinting dado pela mãe, segue-se o imprinting dado pelo criador. É esta a primeira figura humana que os cachorros normalmente conhecem, e cabe ao criador, a  sua primeira socialização e introdução num ambiente fora da maternidade. 

 
criador.jpeg
 

O criador responsável terá um papel fundamental, no despertar dos instintos primários do cachorro (caça e presa), na sua convivência em matilha e na sua primeira introdução ao mundo exterior. 

 
 

A intervenção do criador deverá situar-se entre o fim do imprinting materno, e a entrega do cachorro ao seu novo dono. Ao imprinting do criador segue-se um terceiro imprinting, já na casa do seu novo dono, onde o cachorro será socializado com a sua nova família, apresentado aos ruídos do quotidiano e introduzido no seu novo ambiente. 

 
DSC_1071.JPG
 

Portanto, entregar um cachorro antes dos 2 meses de idade, é uma irresponsabilidade, que poderá comprometer a relação do cachorro ao longo de toda a sua vida.

*Imprinting -  O processo rápido de aprendizagem que acontece no início de vida de um animal e que estabelece o seu padrão comportamental. O conceito de imprinting foi lançado pela primeira vez, pelo naturalista Austríaco Konrad Lorenz, prémio Nobel da medicina em 1973.