Hoje abordamos a temática do leite dado aos nossos cães. A pergunta clássica "Podem os nossos cães beber leite?" A resposta comporta a análise de algumas variáveis sem as quais não podemos dar uma resposta definitiva.

Azul_do_Pastor_do_Sul

Quando falamos em leite estamos por regra a considerar a hipótese do leite de vaca, na sua versão de consumo humano, tal e qual é vendido nos supermercados. O sabor deste leite é muito apreciado pelos cachorros, é uma fonte de cálcio, proteínas, vitaminas e fósforo, mas encerra em si um possível problema para o cachorro - a dificuldade em processar a lactose ou mesmo a sua intolerância. O cachorro necessita no seu intestino a presença de uma enzima para processar este açúcar, e à medida que o cachorro vai crescendo vai perdendo a capacidade deste processamento, o que poderá provocar diarreia e desidratação. No entanto há cães que não apresentam qualquer problema com a lactose e claro que estes podem beber leite, fazendo este até parte de algumas dietas de alimentação natural. Também há que ter cuidado com alguns derivados do leite como queijos e iogurtes, pela mesma razão e no caso dos queijos também pelo componente - sal.

No caso dos cachorros recém nascidos, se o leite materno falhar por qualquer razão, deverá ser administrado leite em pó, próprio para este efeito, que poderá adquirir em qualquer Pet Shop da especialidade ou no seu Médico Veterinário.

Pastor_Alemao_Mae_e_filho

Analisando as vantagens e desvantagens em administrar leite aos nossos cachorros e cães, acreditamos que o não deverão fazer a menos que tenham a certeza de que o animal não é intolerante à lactose. Já nos iogurtes, existem hoje produtos sem lactose que podem ser administrados aos nossos cães. No Pastor do Sul não damos qualquer tipo de leite aos nossos Pastores Alemães, não damos qualquer tipo de queijos, nem manteiga. Damos iogurtes sem açúcar( sem lactose), sobretudo aos cachorros na fase do desmame da mãe, na sua transição para a ração seca, ou na retoma da dieta normal depois de algum distúrbio gastrointestinal.